Book Review - De velhas e novas humanidades, velhos e novos estudos de média: uma leitura crítica de Blow up the humanities e Greening the media

Keywords: Interdisciplinaridade, estudos dos média, (eco-)crise, green media, universidade.

Abstract

O artigo faz uma leitura crítica dos livros Blow up the humanities, de Toby Miller, e Greening the media, de Richard Maxwell e Toby Miller, ambos de 2012, que, a pretexto da análise de duas “crises” – a crise das humanidades e a crise ambiental (ou “eco-crise”) – propõem uma renovação das humanidades e dos estudos dos média em linha com a matriz materialista dos estudos culturais. Em ambos os casos, defende-se o alargamento radical dos objectos de estudo e das abordagens, num quadro de “robusta interdisciplinaridade” que combina métodos quantitativos e qualitativos e que valoriza o trabalho académico colectivo e colaborativo.

Author Biography

Sofia Sampaio, Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Sofia Sampaio é Investigadora Auxiliar no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), do ISCTE-IUL, onde é membro integrado do Grupo de Investigação "Práticas e Políticas da Cultura". É doutorada em estudos culturais pela Universidade de Lisboa (2008). Durante o doutoramento, foi aluna associada no Departmento de Média e Comunicação da Universidade de Londres (Goldsmiths, 2004-2005), sob orientação de David Morley. Mais recentemente, foi investigadora visitante no Departamento de Média e Estudos Culturais da Universidade da California - Riverside (2011) e no Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad da Universidade de Valencia (2017).
Published
2018-11-26
Section
Articles